quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Experimentos de Química despertam a curiosidade e o interesse dos alunos

            No decorrer do 3º bimestre desse ano letivo, aconteceram muitas atividades experimentais de Química na escola CESC (Centro Educacional Santa Cruz) durante as aulas ministradas pelo professor Marcelo Franco Leão.
            Os alunos do Ensino Médio, através de ensaios utilizando materiais concretos, puderam comprovar as teorias estudadas e, dessa forma, aproximar os conceitos, até então abstratos, de suas práticas cotidianas. Um diferencial para alcançar esses resultados foi a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TCIs) através da criação de um grupo de discussão via internet com os alunos da turma do 1º ano que puderam acessar arquivos sobre o assunto e postar comentários e dúvidas.
            Os experimentos realizados foram:
ü     Ionização do sal por meio da reação com água que formou eletrólitos capazes de conduzir corrente elétrica;
ü     Verificação do comportamento de alguns materiais, como o vidro, o papelão, a água pura, a madeira, o cloreto de sódio, sólido e em meio aquoso, o metal, o tecido e o plástico, frente à permissão do fluxo ordenado de elétrons, o que determina se o material é isolante ou condutor;
ü     Identificação do pH de substâncias como o suco de limão, o vinagre de álcool, a soda cáustica, o bicarbonato de sódio, o alvejante, a saliva humana e a água, para determinar se o caráter de cada uma é ácido       ( pH < 7), neutro(pH = 7) ou alcalino(pH> 7). Isso foi possível devido a utilização dos indicadores fenolftaleína, extrato de repolho roxo e papel tornassol;
ü     Reações químicas de precipitação e formação de sal duplo por via seca, utilizando sulfato de cobre e cloreto de sódio, notando que a coloração do produto foi alterada, comprovando assim sua ocorrência.
Esses ensaios experimentais estarão sendo realizado novamente durante a Expo-Cesc, evento que acontecerá no mês de Outubro, no qual os alunos apresentarão à comunidade escolar os trabalhos mais significativos que desenvolveram.
“Tudo o que verificamos pela utilização prática torna-se mais atraente e mais fácil de ser assimilado e, quando o aprendizado é significativo, jamais será esquecido.”


2 comentários:

  1. Bem interessante seu projeto viu Marcelo, vou pedir para as professoras de ciências da minha escola darem uma olhadinha.

    Laura

    ResponderExcluir
  2. Ter sede de saber sobre o mundo objetivo, visível, agrada a nossos sentidos e fascina nossa mente. É o meio de descobrir a melhor forma de nos adequarmos à vida e dela tirar o melhor proveito, assim como de contribuir, com
    nossos talentos, para sua melhoria. Esse anseio pelo conhecimento pode fazer também com que nos detenhamos mais profundamente no mundo subjetivo que permeia as coisas e ultrapassemos os limites de nossos sentidos,
    provocando o rompimento da inércia e do comodismo, condição indispensável para vencer a ignorância e ampliar as possibilidades de experimentar os diversos aspec tos da existência. A mobilizaç ão interior, ao liberar a coragem e a força de vontade, vence todos os obstáculos que se interponham no caminho do autoconhecimento.
    http://silmarialages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir