sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dança do Chorado e composição química do Kangingin

A dramatização da Dança do Chorado e o Kangingin preparado e serviço pelos alunos das fases I D e III B do Ensino Médio do Ceja 15 de Outubro, ocorridos durante a realização do terceiro sábado cultural que compôs o projeto Mato Grosso, resgatou as origens mato-grossense desde o período colonial quando a então província teve como primeira capital Vila Bela da Santíssima Trindade.
A Dança do Chorado recorda um fato triste de nossa história, tendo em vista que as escravas dançavam com uma garrafa de Kangingin  na cabeça cuja bebida elas ofereciam aos senhores de escravos na tentativa de diminuir a pena dos escravos que empreendiam fuga.  
O Kangingin, considerado uma herança cultural do estado, é um licor de origem africana consumido nos festejos da Dança do Congo. Sua produção é artesanal e tem como componentes químicos a cachaça (etanol), o mel (aminoácidos, sacarose, vitaminas A, B1, B2, B5, C e sais  minerais), a canela (eugenol) , a erva-doce (anetol e proteínas), o gengibre (gingerol), o cravo-da-índia (eugenol) e um ingrediente secreto.
O seu teor alcoólico é de aproximadamente 30% e devido conter esses ingredientes, o Kangingin apresenta várias propriedades medicinais das quais se destacam as ações tônica, vasodilatadora e estimulante da circulação periférica o que torna a bebida um excelente energético e um afrodisíaco imbatível.

“Quando cheguei no estado de Mato Grosso me comentaram de uma bebida afrodisíaca típica do estado, mas como não havia dela provado e tampouco  analisado sua composição não dei muita importância passando esse fato ser a mim despercebido. Desenvolvendo o projeto “Mato Grosso”, integrei uma comitiva de professores e alunos da escola na visita a Vila Bela da Santíssima Trindade que foi a primeira capital da província e lá tive a satisfação de conhecer as raízes culturais desse estado o que me levou a desenvolver um estudo sobre a composição química do Kangingin e os benefícios que essa mistura de substâncias trás para o organismo. O resultado foi surpreendente pois essa é uma bebida de inúmeros valores não só nutritivos como também da cultura de um povo.”

Professor Marcelo Franco Leão – Professor de Química
Ceja 15 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário