domingo, 7 de novembro de 2010

FERRAMENTAS VIRTUAIS E EXPERIMENTAIS NO APRENDIZADO DE QUÍMICA


NOME DA ESCOLA: CESC – Centro Educacional Santa Cruz
NOME DO PROFº. RESP.: Marcelo Franco Leão
DISCIPLINA: Química
NOME DO GRUPO: Turma do 1º ano do Ensino Médio
TEMA: Utilização de TCIs no ensino de Química na escola Cesc e criação de um grupo de discussão via internet
OBJETIVO: Propiciar o desenvolvimento da leitura e escrita científica através da utilização de TCIs e discutir as dúvidas ou questionamento bem como as curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto relacionado com o aprendizado em química.
DESENVOLVIMENTO:
           
            Para problematizar o assunto e dar início ao processo, foi assistido um vídeo sobre a importância da química na atualidade. Também foram apresentado alguns conceitos e combinados em sala de aula de uma maneira expositiva e prática. Alguns questionamentos foram levantados o que levou ao desenvolvimento da pesquisa.  O uso do computador e da internet se fizeram necessários por serem maneiras eficazes para buscar um entendimento maior do conteúdo  ministrado.
Para a  gerar o  grupo de discussão foi  utilizada  a  plataforma  “Google  Grupos”  (http://groups.google.com). Um convite foi gerado e enviado para os e-mails dos participantes do grupo, no caso os alunos do 1º ano do ensino médio da escola Cesc.
Durante esse processo de aprendizagem também foram proporcionadas à esses alunos aulas experimentais com material concreto cujos ensaios abordavam os fenômenos investigados.
 Para desenvolver essa experiência alguns materiais foram utilizados: Vídeo, TV, PCs, Internet, plataforma google grupos,  recursos pedagógicos da sala do professor, máquina digital, Data Show e os site http://barra1.com.br e http://www.cescnanet.com.br

RESULTADO OBTIDO:
            Estão elencados abaixo alguns resultados dessa experiência pedagógica:
            * Os alunos que não tinham e-mail criaram o seu e isso viabilizou a comunicação via internet que é eficaz e ágil . Aqueles que já tinham e-mail de outras empresas criaram contas no g-mail o que viabilizou a participação no Grupo de discussões e mais um endereço para sua comunicação pessoal.  
            * Pelo grupo de discussão vários conhecimentos foram ampliados. Pela pesquisa virtual vários conceitos se tornaram conhecidos e apresentados de múltiplas formas.
            * A internet não foi só uma fonte de referência para pesquisa  mas também um recurso pedagógico elucidativo os fenômenos químicos que serviu de via de comunicação entre o professor e os alunos. Através dela foi oferecido um ambiente mais envolvente e dinâmico para o aluno, o que o levou a desenvolver suas habilidades cognitivas e aprender de uma maneira diferente daquela tradicional passada em sala de aula.
            * Durante esse processo também foi proporcionado aulas experimentais com material concreto que possibilitou confrontar as teorias até então pesquisadas com a realidade cotidiana. Nesse sentido, o registro das atividades realizadas pelo uso da máquina digital e a divulgação dos resultados pelos sites: http://barra1.com.br e http://www.cescnanet.com.br
Buscando conciliar o ensino da Química em sala de aula com a prática, além de inserir novas tecnologias no ambiente escolar e promover discussões via internet em relação ao conteúdo, conclui-se que essa experiência pedagógica é um caso de sucesso por auxiliar no processo pedagógico, é uma alternativa aplicável e que traz benefícios para o ensino de Química, fazendo com que o aluno demonstre mais interesse pela disciplina bem como por seu conteúdo.

Um comentário:

  1. gosto muito do uso das tecnologias em sala de aula e a internet é de fundamental importância. Sendo assim o parabenizo pelo excelente trabalho postado... Parabéns e se precisar de ajuda para uso dessa prática em sala de aul, já sei a quem procurar... Rsrsrsss.... T +

    ResponderExcluir