domingo, 7 de novembro de 2010

O uso das TICs na investigação e divulgação da composição química do Kangingin


NOME DA ESCOLA: CEJA “15 de Outubro”
NOME DO PROFº. RESP.: Marcelo Franco Leão
DISCIPLINA: Química
NOME DO GRUPO: fases ID e IIIB do Ensino Médio
TEMA: O uso das tecnologias de comunicação e informação na investigação  e divulgação da composição química do Kangingin
OBJETIVO: Investigar a composição química de uma substância com valor cultural para o Estado de Mato Grosso via internet e divulgar o resultado da pesquisa através da utilização das TCIs.
DESENVOLVIMENTO:
Desenvolvendo o projeto “Mato Grosso” no CEJA 15 de outubro, foi formado uma comitiva de professores e alunos da escola para visitar Vila Bela da Santíssima Trindade que foi a primeira capital da província. Quando as raízes culturais desse Estado são levantadas, fatos e acontecimentos marcantes como a Dança do Chorado e o Kangingin servido durante a Festa do Congo são evidenciados.
A bebida Kangingin foi a nós apresentada como afrodisíaca e esse fato despertou a curiosidade dos alunos em saber quais motivos. Foi desenvolvido então um estudo via internet utilizando os PCs do Laboratório de Informática da escola.
O uso do computador e da internet se fizeram necessários por serem maneiras eficazes para buscar um entendimento maior do conteúdo ministrado. Da pesquisa surgiram várias idéias de como divulgar os resultados utilizando a mídia que dispomos.

RESULTADO OBTIDO:
            Alguns dados sobre o Kangingin foram levantados:
Ø    O Kangingin, considerado uma herança cultural do estado, é um licor de origem africana consumido nos festejos da Dança do Congo. Sua produção é artesanal e tem como componentes químicos a cachaça (etanol), o mel (aminoácidos, sacarose, vitaminas A, B1, B2, B5, C e sais  minerais), a canela (eugenol) , a erva-doce (anetol e proteínas), o gengibre (gingerol), o cravo-da-índia (eugenol) e um ingrediente secreto.
Ø    O seu teor alcoólico é de aproximadamente 30% e devido conter esses ingredientes, o Kangingin apresenta várias propriedades medicinais das quais se destacam as ações tônica, vasodilatadora e estimulante da circulação periférica o que torna a bebida um excelente energético e um afrodisíaco imbatível.
A divulgação dos resultados se deu de diversas formas:
Ø    Pela dramatização da Dança do Chorado realizada pelos alunos da fase III B do Ensino Médio do Ceja 15 de Outubro durante a realização do momento cultural de culminância do trimestre, dança esta que recorda um fato triste de nossa história, tendo em vista que as escravas dançavam com uma garrafa de Kangingin  na cabeça cuja bebida elas ofereciam aos senhores de escravos na tentativa de diminuir a pena dos escravos que empreendiam fuga;
Ø     Pelo Kangingin preparado e serviço pelos alunos da fase I D do Ensino Médio do Ceja 15 de Outubro durante esse mesmo sábado cultural que compôs o projeto Mato Grosso e resgatou as origens mato-grossense;
Ø    Pelos murais da escola e pelos slides apresentados durante essa noite cultural;
Ø    Pela imprensa local que divulgou a matéria pelo site: http://barra1.com.br/index.php?pg=noticia&id=2507
O resultado trazido por essa experiência pedagógica foi surpreendente, pois essa é uma bebida de inúmeros valores não só nutritivos como também da cultura de um povo e essas informações só foram possíveis de serem levantadas pelos alunos através da utilização de diversos recursos áudio-visuais de comunicação e informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário