domingo, 7 de novembro de 2010

O uso das TICs na investigação e divulgação da composição química do Kangingin


NOME DA ESCOLA: CEJA “15 de Outubro”
NOME DO PROFº. RESP.: Marcelo Franco Leão
DISCIPLINA: Química
NOME DO GRUPO: fases ID e IIIB do Ensino Médio
TEMA: O uso das tecnologias de comunicação e informação na investigação  e divulgação da composição química do Kangingin
OBJETIVO: Investigar a composição química de uma substância com valor cultural para o Estado de Mato Grosso via internet e divulgar o resultado da pesquisa através da utilização das TCIs.
DESENVOLVIMENTO:
Desenvolvendo o projeto “Mato Grosso” no CEJA 15 de outubro, foi formado uma comitiva de professores e alunos da escola para visitar Vila Bela da Santíssima Trindade que foi a primeira capital da província. Quando as raízes culturais desse Estado são levantadas, fatos e acontecimentos marcantes como a Dança do Chorado e o Kangingin servido durante a Festa do Congo são evidenciados.
A bebida Kangingin foi a nós apresentada como afrodisíaca e esse fato despertou a curiosidade dos alunos em saber quais motivos. Foi desenvolvido então um estudo via internet utilizando os PCs do Laboratório de Informática da escola.
O uso do computador e da internet se fizeram necessários por serem maneiras eficazes para buscar um entendimento maior do conteúdo ministrado. Da pesquisa surgiram várias idéias de como divulgar os resultados utilizando a mídia que dispomos.

RESULTADO OBTIDO:
            Alguns dados sobre o Kangingin foram levantados:
Ø    O Kangingin, considerado uma herança cultural do estado, é um licor de origem africana consumido nos festejos da Dança do Congo. Sua produção é artesanal e tem como componentes químicos a cachaça (etanol), o mel (aminoácidos, sacarose, vitaminas A, B1, B2, B5, C e sais  minerais), a canela (eugenol) , a erva-doce (anetol e proteínas), o gengibre (gingerol), o cravo-da-índia (eugenol) e um ingrediente secreto.
Ø    O seu teor alcoólico é de aproximadamente 30% e devido conter esses ingredientes, o Kangingin apresenta várias propriedades medicinais das quais se destacam as ações tônica, vasodilatadora e estimulante da circulação periférica o que torna a bebida um excelente energético e um afrodisíaco imbatível.
A divulgação dos resultados se deu de diversas formas:
Ø    Pela dramatização da Dança do Chorado realizada pelos alunos da fase III B do Ensino Médio do Ceja 15 de Outubro durante a realização do momento cultural de culminância do trimestre, dança esta que recorda um fato triste de nossa história, tendo em vista que as escravas dançavam com uma garrafa de Kangingin  na cabeça cuja bebida elas ofereciam aos senhores de escravos na tentativa de diminuir a pena dos escravos que empreendiam fuga;
Ø     Pelo Kangingin preparado e serviço pelos alunos da fase I D do Ensino Médio do Ceja 15 de Outubro durante esse mesmo sábado cultural que compôs o projeto Mato Grosso e resgatou as origens mato-grossense;
Ø    Pelos murais da escola e pelos slides apresentados durante essa noite cultural;
Ø    Pela imprensa local que divulgou a matéria pelo site: http://barra1.com.br/index.php?pg=noticia&id=2507
O resultado trazido por essa experiência pedagógica foi surpreendente, pois essa é uma bebida de inúmeros valores não só nutritivos como também da cultura de um povo e essas informações só foram possíveis de serem levantadas pelos alunos através da utilização de diversos recursos áudio-visuais de comunicação e informação.

FERRAMENTAS VIRTUAIS E EXPERIMENTAIS NO APRENDIZADO DE QUÍMICA


NOME DA ESCOLA: CESC – Centro Educacional Santa Cruz
NOME DO PROFº. RESP.: Marcelo Franco Leão
DISCIPLINA: Química
NOME DO GRUPO: Turma do 1º ano do Ensino Médio
TEMA: Utilização de TCIs no ensino de Química na escola Cesc e criação de um grupo de discussão via internet
OBJETIVO: Propiciar o desenvolvimento da leitura e escrita científica através da utilização de TCIs e discutir as dúvidas ou questionamento bem como as curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto relacionado com o aprendizado em química.
DESENVOLVIMENTO:
           
            Para problematizar o assunto e dar início ao processo, foi assistido um vídeo sobre a importância da química na atualidade. Também foram apresentado alguns conceitos e combinados em sala de aula de uma maneira expositiva e prática. Alguns questionamentos foram levantados o que levou ao desenvolvimento da pesquisa.  O uso do computador e da internet se fizeram necessários por serem maneiras eficazes para buscar um entendimento maior do conteúdo  ministrado.
Para a  gerar o  grupo de discussão foi  utilizada  a  plataforma  “Google  Grupos”  (http://groups.google.com). Um convite foi gerado e enviado para os e-mails dos participantes do grupo, no caso os alunos do 1º ano do ensino médio da escola Cesc.
Durante esse processo de aprendizagem também foram proporcionadas à esses alunos aulas experimentais com material concreto cujos ensaios abordavam os fenômenos investigados.
 Para desenvolver essa experiência alguns materiais foram utilizados: Vídeo, TV, PCs, Internet, plataforma google grupos,  recursos pedagógicos da sala do professor, máquina digital, Data Show e os site http://barra1.com.br e http://www.cescnanet.com.br

RESULTADO OBTIDO:
            Estão elencados abaixo alguns resultados dessa experiência pedagógica:
            * Os alunos que não tinham e-mail criaram o seu e isso viabilizou a comunicação via internet que é eficaz e ágil . Aqueles que já tinham e-mail de outras empresas criaram contas no g-mail o que viabilizou a participação no Grupo de discussões e mais um endereço para sua comunicação pessoal.  
            * Pelo grupo de discussão vários conhecimentos foram ampliados. Pela pesquisa virtual vários conceitos se tornaram conhecidos e apresentados de múltiplas formas.
            * A internet não foi só uma fonte de referência para pesquisa  mas também um recurso pedagógico elucidativo os fenômenos químicos que serviu de via de comunicação entre o professor e os alunos. Através dela foi oferecido um ambiente mais envolvente e dinâmico para o aluno, o que o levou a desenvolver suas habilidades cognitivas e aprender de uma maneira diferente daquela tradicional passada em sala de aula.
            * Durante esse processo também foi proporcionado aulas experimentais com material concreto que possibilitou confrontar as teorias até então pesquisadas com a realidade cotidiana. Nesse sentido, o registro das atividades realizadas pelo uso da máquina digital e a divulgação dos resultados pelos sites: http://barra1.com.br e http://www.cescnanet.com.br
Buscando conciliar o ensino da Química em sala de aula com a prática, além de inserir novas tecnologias no ambiente escolar e promover discussões via internet em relação ao conteúdo, conclui-se que essa experiência pedagógica é um caso de sucesso por auxiliar no processo pedagógico, é uma alternativa aplicável e que traz benefícios para o ensino de Química, fazendo com que o aluno demonstre mais interesse pela disciplina bem como por seu conteúdo.