quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

MINI-CURSO

LEÃO, Marcelo Franco- UNEMAT/Mestrando do INSES

Público Alvo:
Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura e Professores que atuam nas redes Municipal e Estadual de Ensino de Nova Olímpia e Região Médio Norte. 

Quantidade de pessoas:
Máximo de 40 participantes
Conteúdos:

Propriedades da matéria, características dos alimentos, das velas e das embalagens plásticas, pressão atmosférica, reflexão e refração da luz, condução de calor, indicadores de substâncias ácidas e básicas, reações químicas, combustão, poluição e preservação ambiental. 

Objetivos:


Pelas ações desenvolvidas espera-se: divulgar, sensibilizar, aprimorar e incentivar a utilização de materiais didáticos como importante recurso pedagógico para o ensino de Ciências da natureza tanto na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio.


Recursos necessários:
Data Show, caixa de som, materiais concreto para os experimentos, quadro branco, pincel, pastas e canetas esferográficas para distribuir aos participantes.

Descrição do Mini-curso:
Inicialmente ocorrerá dinâmica de apresentação e mensagem de sensibilização sobre a importância de novas práticas de ensino para tornar o aprendizado significativo. Os modelos didáticos representam uma forma lúdica de instigar os alunos a pensarem e produzirem novos conhecimentos. Serão apresentadas algumas práticas de ensino que utilizaram este recurso metodológico. Na seqüência teremos a elaboração, ensaio e construção de experimentos demonstrativos e interativos, para a exposição permanente, a partir da realização nesta oficina educativa. Pelas ações desenvolvidas espera-se divulgar, sensibilizar, aprimorar e incentivar o estudo das Ciências da natureza para a educação infantil e ensino fundamental. Os materiais didáticos e experimentos se valem de uma linguagem que estimula a imaginação, a investigação e o lúdico. Elegeu-se como linha norteadora o pensamento de Gaston Bachelard (1968), filósofo que potencializou a razão e a imaginação como aspectos alavancadores para a construção de significados e sentidos do mundo. No entendimento de Vygotsky (1987), a atividade criativa advém da função da imaginação, como uma ação relacionada com a interpretação da realidade, considerando suas experiências culturais. Portanto, além de Vygotsky (1987), é notável a perspectiva pedagógica junto ás idéias de Bachelard (1968). Novos sentidos são atribuídos ao processo de ensinar e aprender. Não cabe mais, nessa ótica, o entendimento behaviorista de aprendizagem. Como diz Chassot (2003, p.274) diz ”Procurar olhar a presença da história no nosso fazer Educação, ou mesmo contemplar a Ciência em geral, vai nos mostrar que esta não se desenvolve pela acumulação e descobertas individuais.”

Palavras-chave: Extensão . Materiais Didáticos. Demonstração conceitos científicos. Ciências e Matemática.
     

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.BACHELARD, G. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1968.
2.CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Unijuí, 2003.
3.VYGOTSKY, L.S. Imaginacion y el arte en la infância. México,DF:Hispánicas, 1987.

3 comentários: