MINI-CURSO
LEÃO,
Marcelo Franco- UNEMAT/Mestrando do INSES
Público Alvo:
Acadêmicos dos
Cursos de Licenciatura e Professores que atuam nas redes Municipal e Estadual
de Ensino de Nova Olímpia e Região Médio Norte.
Quantidade de pessoas:
Quantidade de pessoas:
Máximo de 40
participantes
Conteúdos:
Propriedades da matéria, características dos alimentos, das
velas e das embalagens plásticas, pressão atmosférica, reflexão e refração da
luz, condução de calor, indicadores de substâncias ácidas e básicas, reações
químicas, combustão, poluição e preservação ambiental.
Objetivos:
Pelas
ações desenvolvidas espera-se: divulgar, sensibilizar, aprimorar e incentivar a
utilização de materiais didáticos como importante recurso pedagógico para o
ensino de Ciências da natureza tanto na educação infantil, no ensino
fundamental e no ensino médio.
Recursos necessários:
Data Show, caixa
de som, materiais concreto para os experimentos, quadro branco, pincel, pastas
e canetas esferográficas para distribuir aos participantes.
Descrição do Mini-curso:
Inicialmente
ocorrerá dinâmica de apresentação e mensagem de sensibilização sobre a importância de novas práticas
de ensino para tornar o aprendizado significativo. Os modelos didáticos
representam uma forma lúdica de instigar os alunos a pensarem e produzirem
novos conhecimentos. Serão
apresentadas algumas práticas de ensino que utilizaram este recurso
metodológico. Na seqüência teremos a elaboração, ensaio e construção de
experimentos demonstrativos e interativos, para a exposição permanente, a
partir da realização nesta oficina educativa. Pelas ações desenvolvidas espera-se
divulgar, sensibilizar, aprimorar e incentivar o estudo das Ciências da
natureza para a educação infantil e ensino fundamental. Os materiais didáticos
e experimentos se valem de uma linguagem que estimula a imaginação, a
investigação e o lúdico. Elegeu-se como linha norteadora o pensamento de Gaston
Bachelard (1968), filósofo que potencializou a razão e a imaginação
como aspectos alavancadores para a construção de significados e sentidos do
mundo. No entendimento de Vygotsky (1987), a atividade criativa advém da função
da imaginação, como uma ação relacionada com a interpretação da realidade,
considerando suas experiências culturais. Portanto, além de Vygotsky (1987), é
notável a perspectiva pedagógica junto ás idéias de Bachelard (1968). Novos
sentidos são atribuídos ao processo de ensinar e aprender. Não cabe mais, nessa
ótica, o entendimento behaviorista de aprendizagem. Como diz Chassot (2003, p.274)
diz ”Procurar olhar a presença da história no nosso fazer Educação, ou mesmo
contemplar a Ciência em geral, vai nos mostrar que esta não se desenvolve pela
acumulação e descobertas individuais.”
Palavras-chave: Extensão . Materiais
Didáticos. Demonstração conceitos científicos. Ciências e Matemática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.BACHELARD, G. O
novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1968.
2.CHASSOT,
Attico. Alfabetização Científica: Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Unijuí, 2003.
3.VYGOTSKY, L.S. Imaginacion y el arte en la
infância. México,DF:Hispánicas, 1987.
Ótima proposta de curso para os professores.
ResponderExcluirParabéns.
Muito boa proposta mesmo!
ResponderExcluirÓtima divulgação, parabéns!
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